STI realiza visita técnica para implantação da rede wi-fi na Biblioteca Central da UFCG

Servidores do Setor de Tecnologia da Informação (STI), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estiveram na última quinta-feira, dia 1º, realizando uma visita técnica na Biblioteca Central para coleta de informações e análise da infraestrutura do local para instalação de uma rede wi-fi para os usuários.

A instalação da rede na Biblioteca faz parte de um projeto piloto do STI, o Wi-fi Institucional UFCGNet, que pretende abranger a necessidade da comunidade acadêmica, administrativa e também da comunidade externa.

A expectativa do STI é que a rede atenda uma média de 300 usuários conectados simultaneamente, podendo, inclusive, beneficiar locais próximos ao prédio da Biblioteca.

Para o diretor da Biblioteca Central, Jesiel Gomes, a inciativa é importante pois “reafirma o entendimento de que as bibliotecas universitárias são um espaço imprescindível para a comunidade acadêmica que precisa estar conectada para desenvolver as suas atividades educativas, de trabalho profissional, de lazer e de comunicação, já que hoje em dia o mundo está conectado”, ressalta, destacando a parceria que o setor tem com o STI para modernização dos serviços oferecidos.

O projeto de rede wi-fi ainda está na fase inicial e ainda não tem data definida para conclusão. “O desenvolvimento do projeto da rede sem fio exige que várias visitas sejam realizadas. Durante estas visitas, medições e inspeções sobre o uso do meio físico deverão ser realizadas e registradas para servir de fonte de consulta e base do desenvolvimento do projeto de rede da Biblioteca Central. Estas ações farão parte do desenvolvimento do projeto, mas ainda estamos na fase mais inicial e a equipe de infraestrutura do STI seguirá dando continuidade às comunicações para obtenção dos insumos necessários”, explica Tárikly Távora, técnico de tecnologia do STI.

Além de Távora, estiveram presentes na visita técnica a equipe de infraestrutura do STI composta pelos colaboradores Arinaldo Ferreira e Joelson Soares, e o Gestor de Tecnologia da Informação, Oscar William.

(Ascom UFCG)