Planejamento busca colaborações sobre o uso de nuvem no Governo Federal

A contratação e o uso do serviço de computação em nuvem pelos órgãos da Administração Pública Federal entram na fase de consulta pública. Disponível para qualquer cidadão interessado no assunto, a consulta fica aberta até 7 de maio.

O projeto faz parte da Plataforma de Cidadania Digital e implementa iniciativas constantes na E-Digital e na EGD. Por meio da contratação de computação em nuvem, o Governo Federal pretende acelerar a transformação digital dos serviços públicos oferecidos ao cidadão brasileiro.

O prestador deverá oferecer aos órgãos maior elasticidade à infraestrutura de TIC, garantindo nível adequado de disponibilidade e de segurança para as aplicações e informações armazenadas nesse ambiente.

O modelo de contratação foi debatido com o Tribunal de Contas da União e está desenhado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Gabinete de Segurança da Informação da Presidência da República (Norma Complementar nº 14/IN01/DSIC/GSIPR1), que definiu o tratamento da informação em nuvem nos órgãos da Administração Pública Federal.


Vantagens

Computação em Nuvem é um modelo que permite acesso sob demanda, por meio da rede mundial de computadores, a um conjunto compartilhado de recursos computacionais configuráveis (redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente provisionados e disponibilizados com o mínimo de esforço de gerenciamento ou de interação com o provedor de serviços.

Entre as vantagens da contratação de um serviço de computação em nuvem está a redução de gastos com infraestrutura de tecnologia. A empresa contratada deve prover o serviço de nuvem e o desenvolvimento e manutenção das aplicações para a plataforma. Também deve prover meios de garantir que a infraestrutura esteja sempre disponível para uso.

(Ministério do Planejamento)