UFCG representada no Regional SAE Brasil. Alunos disputam criação do melhor veículo off road do Nordeste

O Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande está representado em uma das maiores competições de construção de veículos off road do país. É o SAE BRASIL Regional, que está em sua 14ª edição. A UFCG está presente com os alunos da Equipe Parahybaja, que buscam repetir o bom desempenho alcançado no último ano, quando o grupo ficou em segundo lugar. A disputa acontece no SENAI CIMATEC, em Salvador/BA, e vai até o próximo domingo (3/10).

Os estudantes chegaram na capital baiana na quinta-feira (31/10) e logo começaram a aclimatação. Trata-se de um amplo espaço onde equipes de toda a região convergem, trocando ideias, experiências.

“Chegamos, descarregamos tudo e já começamos a resolver os ajustes finais para a competição. Passamos a tarde e noite trocando algumas experiências. Conversar e interagir com outras equipes também é uma parte muito importante nisso tudo”, comentou o capitão da Parahybaja, Augusto Emiliavaca.

Nesta sexta (1º/11), a partir das 8h, o evento teve sua abertura oficial no auditório do CIMATEC. Em seguida, as equipes começaram a se dirigir para o local de provas. A primeira disputa para os campinenses será a Prova de Segurança. “Precisamos mostrar que o carro está dentro das normas exigidas na competição, tudo de acordo com o regulamento”, explicou um dos membros da equipe.

Ainda nesta sexta, haverá duas provas mais. Em uma delas, o grupo deve apresentar seu projeto desenvolvido. Ou seja, aspectos técnicos do trabalho, na chamada design presentation. Na outra, o chamado business presentation, eles abordarão a gestão da equipe. Ou seja, como puderam lidar e conciliar tempo, gastos e demais circunstâncias no projeto. “Vendemos nosso projeto como se, de fato, fosse uma empresa. E cada segmento computa pontos”, disse o capitão.

Mais do que uma competição, o SAE Brasil é uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal e profissional para os alunos.