Palestra na UFCG abordará a importância da Academia para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Durante as atividades de abertura do XV Congresso de Iniciação Científica da UFCG, o professor Nílton Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEq) vai proferir a palestra intitulada “Ciência e Tecnologia para a Inovação: panorama tríplice hélice”, que abordará a importância da Academia para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. A palestra acontecerá no dia 21 de novembro, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, a partir das 10h.

SOBRE O PALESTRANTE

Nilton Silva é bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), mestre e doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), licenciado em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2006).

É Professor Adjunto na Universidade Federal de Campina Grande, lotado na Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEq), do Centro de Ciências e Tecnologias. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em processos químicos, atuando principalmente nos temas: modelagem, simulação de processos, projeto de processos industriais e energias renováveis. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, é ativo em Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos.

É orientador do quadro permanente dos PPGs em Engenharia Química/UFCG e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT – ponto focal Paraíba). Desde 2017 exerce a função de Coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia NITT/UFCG e se tornou, em 2018, diretor geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB).