Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas recebe inscrições até 2 de abril

Seguem abertas as inscrições para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Apesar do nome, escolas públicas e particulares podem se inscrever para participar do evento. A data limite será o dia 2 de abril.

A coordenação da Olimpíada na Paraíba está a cargo do professor José de Arimateia Fernandes, vice-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG, e do professor da UFPB, Lenimar Nunes de Andrade.

“A ideia do evento é justamente esta: desmistificar a Matemática desde cedo entre os jovens, estimular sua prática e descobrir sempre novos talentos, especialmente aqui na Paraíba”, afirmou o representante da UFCG na coordenação da OBMEP, professor José de Arimateia.

Para se inscrever, basta clicar AQUI.

E para maiores informações, tais como programas, calendário completo e regulamento, acesse: http://www.obmep.org.br.

A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

• Estimular e promover o estudo da Matemática;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
  • Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.