CAPES – Novo programa em parceria com a Alemanha apoia projetos de Química e Engenharia

Com objetivo de criar quatro redes de pesquisa internacionais, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, nesta semana, o novo Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC), que selecionará até 20 projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e Alemanha. Dessa forma, a iniciativa aprofundará a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa dos dois países.

Serão financiadas duas redes na área de Engenharia, na área de Digitalização Avançada e Indústria 4.0, e duas redes na área de Química. Cada projeto terá um custo máximo de até R$ 200 mil durante vigência máxima de quatro anos, considerando as missões de trabalho e dos recursos de manutenção do projeto.

Além das missões de trabalho e dos recursos de manutenção do projeto, são itens financiáveis, no âmbito do programa, as bolsas de estudo na modalidade doutorado-sanduíche, com mensalidade de € 1.300.

Candidaturas

As propostas de projetos conjuntos deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Alemanha. No Brasil, as inscrições serão feitas junto à CAPES pelo proponente a coordenador brasileiro e vão até o dia 26 de julho.

Acesse o edital.

(CCS/CAPES)