MEC investirá na Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação

Parceria firmada entre o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) proporcionará o acréscimo de R$ 3 milhões na Chamada CNPq/MCTIC nº 31/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Assim, a Chamada passará a contar com valor total de R$ 6 milhões, sendo R$ 2 milhões do CNPq, R$ 1 milhão do MCTIC, além dos R$ 3 milhões do MEC.

O prazo para submissão de propostas se encerra nesta sexta-feira, 05/10. Veja aqui a íntegra da chamada.

A formalização da parceria, que já havia sido anunciada pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares, durante a 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, permitirá expandir o número de projetos contratados e, consequentemente, a quantidade de escolas atendidas pela Chamada.

Segundo a Diretora do CNPq, Adriana Tonini, o investimento do MEC fortalece a parceria institucional entre os órgãos envolvidos na Chamada (MCTIC, MEC e CNPq) – que já ocorre em outras ações voltadas à melhoria do ensino de ciências e à divulgação científica, em especial as Chamadas de Olimpíadas e Feiras de Ciências – e corrobora o compromisso desses três órgãos com o aprimoramento da qualidade da Educação Básica. No caso da Chamada de Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, em particular, esse esforço conjunto tem como finalidade despertar o interesse das meninas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por essas áreas – onde elas atualmente estão subrrepresentadas ¿ de modo a aumentar a participação das mulheres na pesquisa e na ciência e tecnologia brasileiras.

Sobre a Chamada

A Chamada o tem por objetivo apoiar projetos que visem estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica (Ensino Fundamental a partir do 6º ano e do Ensino Médio) e do Ensino Superior por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica. Esta iniciativa visa ainda combater a evasão, que ocorre principalmente nos primeiros anos, de estudantes do sexo feminino dos cursos de graduação nestas áreas, bem como aproximar as escolas públicas da Educação Básica das Instituições de Ensino Superior.

Cada proposta aprovada poderá ser financiada com valor máximo de R$ 90.400,00, para despesas de capital, custeio e bolsas, e deverá ser executada em parceria com escolas públicas, contando com a participação obrigatória de pesquisadores vinculados a ICT, professores da educação básica, alunas de graduação e da educação básica.

Os projetos a serem financiados devem estar relacionados a questões das áreas de ciências exatas, engenharias e computação e devem ter o potencial de despertar o interesse das estudantes da Educação Básica por essas áreas e de melhorar a formação dos professores e o ensino dessas disciplinas nas escolas participantes.

(CNPq)