Lançado novo portal da UFCG

Com o intuito de facilitar o acesso às informações e melhorar a experiência dos usuários, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou na última sexta-feira, dia 1º de fevereiro, seu novo portal na internet. Dentre as diversas novidades, o novo site – que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.ufcg.edu.br – traz um design responsivo, que permite aos usuários uma navegação adaptada aos diversos dispositivos, como computadores, smartphones e tablets.

O design do novo portal se caracteriza pela simplicidade e clareza da interface, com mais destaque para imagens e notícias, além de maior facilidade de localização de informações e de acesso aos serviços e sistemas.

Todo o trabalho foi coordenado pela Secretaria de Planejamento da UFCG, em parceria com o Serviço de Tecnologia da Informação (STI) e a Assessoria de Comunicação (Ascom). “Tudo ficou muito mais objetivo, fácil de localizar e consultar”, comemora o vice-reitor e secretário de Planejamento, professor Camilo Farias, observando que a ideia é melhorar cada vez mais o processo de comunicação da instituição com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. “Acredito que demos um grande salto com a implantação do novo portal”, frisou.

As notícias produzidas pela Ascom ganharam mais visibilidade, bem como o acesso às redes sociais. “Ganhamos, também, uma página própria da Assessoria, onde poderemos ampliar nossa oferta de serviços e disponibilizar vários materiais”, comenta o assessor de Comunicação, Marinilson Braga.

Entre as primeiras ações e a implantação do novo projeto, foram mais de três meses de trabalho, que incluiu a análise dos objetivos do novo portal, identidade visual, usabilidade e organização das informações, com o objetivo de migrar para a nova plataforma de gestão de conteúdos do Governo Federal.

“O desenvolvimento do novo site institucional tem por cerne a resolução dos problemas existentes e foi conduzido de forma a atender às recomendações e aos padrões estabelecidos pelo Comitê Executivo do Governo Eletrônico para portais da Administração Pública Federal”, destacou Isaac Almeida, analista de TI responsável por coordenar a implantação do portal. Segundo ele, todas as novas funcionalidades são compatíveis com as melhores práticas para desenvolvimento de portais corporativos, dotando a instituição de maior eficiência na publicidade dos seus atos.

“Por tratar-se de um sistema muito amplo, haverá uma fase de transição e adaptação ao novo portal. Durante esse período, será possível acessar o portal anterior por meio de um banner na página inicial”, esclarece Isaac, destacando que algumas informações que ainda não constam no novo site serão inseridas ou atualizadas gradativamente, à medida que forem identificadas as lacunas.

(Ascom UFCG)