Feliz Dia do Estatístico!

O Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG celebra nesta terça-feira (29/5) o Dia do Estatístico, e a direção do CCT parabeniza a todos os profissionais e estudantes da área. A comemoração é na data em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) deu início a suas atividades, em 1936, fato que determinou a celebração da profissão. No ano seguinte, o Conselho Brasileiro de Geografia se incorporaria ao INE, formando o que se conhece hoje como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou simplesmente IBGE.

A estatística é uma ciência exata que utiliza de teorias e probabilidades para explicar a frequência de ocorrência de determinados eventos. É utilizada tanto em estudos de observação quanto em experimentos que visam modelar a aleatoriedade e a incerteza, estimando ou possibilitando a previsão de fenômenos futuros.

O estatístico, segundo a lei, é o único profissional que pode efetuar pesquisas, pericias, laudos e análises no campo da estatística. Seu objetivo é coletar e processar dados, auxiliando assim a tomada de decisões nos mais diversos ramos profissionais.

A formação acadêmica do estatístico está fundamentada em conhecimentos de Matemática, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística e Disciplinas Profissionalizantes.

PROFISSÃO DO FUTURO

Atualmente as informações são baseadas cada vez mais em dados e elementos estatísticos, especialmente para obtenção de informações sobre processos de trabalho e circunstâncias econômicas e sociais. Por isso se acredita que estudos nessa área serão cada vez mais necessários e o profissional estatístico terá cada vez mais relevância.

Com a chegada do Big Data, uma quantidade cada vez maior de informações vem chegando e por isso cada vez mais é necessário um profissional que possa analisar esses dados e auxiliar na tomada de decisões por parte de outros profissionais.