Extensionistas da UFCG realizam ação para conscientizar e instruir coletores de resíduos sobre segurança no trabalho e melhores condições de vida

Alunos da Universidade Federal de Campina Grande aproveitaram o fim de tarde desta quinta-feira (18/10) para colocar em ação uma etapa importante do projeto de extensão universitária: sair das salas de aulas e atingir diretamente a população. Os estudantes, que integram o projeto intitulado “Saúde e Trabalho Seguro: disseminação de conhecimentos de prevenção junto aos coletores de resíduos sólidos da cidade de Campina Grande”, ministraram palestras e debateram com dezenas de profissionais coletores de resíduos sólidos, os garis, em evento realizado no auditório da Vila do Artesão. Estiveram presentes ainda o secretário de serviços urbanos e meio ambiente, Geraldo Nobre, e o diretor do departamento de limpeza urbana da cidade, Jomeres Monteiro.

“Esses profissionais responsáveis pela coleta de lixo normalmente estão à margem da sociedade, sofrem diversos tipos de discriminação. Além de se tratar de um trabalho extremamente perigoso, que os expõe a diversas situações de risco durante a jornada de trabalho”, explicou o professor coordenador do projeto, Jader Borges, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica (UAEM).

Ir à rua abordar temas como segurança no trabalho e disseminar conhecimentos que propiciem uma melhor condição de vida aos coletores fazem parte dos objetivos centrais do projeto. Esses eventos acontecerão com frequência até o final deste ano. “Será mais ou menos um por semana, estamos organizando o calendário para realizar os eventos da melhor forma possível para todos”, contou o professor. “Buscamos identificar riscos envolvidos na coleta, indicar equipamentos de proteção coletiva e técnicas ergonômicas, elaborar materiais didáticos e conscientizar e repassar informações a profissionais e à população em geral”, finalizou. Esta tarde, o foco da abordagem foi com relação ao ambiente e condições de trabalho, risco e perigos. Além de passar informações, os alunos realizaram rodas de conversa, dinâmicas com os participantes e distribuíram materiais.

De uma forma geral, o projeto foca em ações para transferir conhecimentos de prevenção na área da saúde e segurança do trabalho, para os profissionais envolvidos (coletores de resíduos sólidos), a partir de uma equipe composta de professores, técnicos e alunos da UFCG, repercutindo, por exemplo, numa diminuição de acidentes e doenças ocupacionais.

Além das ações nos locais onde os profissionais se encontram, o projeto procurará reproduzir conhecimento para dentro da UFCG, a partir de mini-cursos de curta duração, abertos à comunidade acadêmica, onde serão apresentados tópicos de segurança do trabalho e, apresentado como estudo de caso, situações vivenciadas na coleta de lixo, pelos alunos extensionistas vinculados ao projeto.

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O projeto de extensão realizado na Universidade traz alguns dados, expostos abaixo, para contextualizar o tema:

No Brasil, foi criada, em 2010, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que previa a extinção dos lixões até 2014 e a utilização dos aterros controlados. No entanto, a ideia não se tornou realidade, já que, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE, 2014), cerca de 28% dos 5.570 municípios brasileiros ainda destinam seus resíduos em lixões. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), são coletadas cerca de 400 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia em Campina Grande.