Estudantes da UFCG recebem prêmio internacional do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos

É da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o Prêmio PELS de Melhor Ramo Estudantil 2019 (Best Student Branch Award), concedido mundialmente pela Sociedade de Eletrônica de Potência (Power Eletronics Society – PELS) do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronic Engineers – IEEE) a representações estudantis que se destacaram em âmbito mundial no ano de 2019.

“Seu capítulo estudantil demonstrou excelentes resultados em várias atividades e apresentou muitos benefícios em servir seus membros. Estou certo que este notável resultado irá motivá-los em mais atividades no futuro”, disse o vice-presidente executivo do IEEE PELS, Jinjun Liu, no e-mail enviado sobre a premiação.

O empenho nas atividades rendeu à representação outras duas premiações internacionais em 2019: Outstanding Small IAS Chapter, como melhor capítulo estudantil do mundo da sociedade industrial Applications Society (IEEE IAS), e o concurso de melhor fotografia no PELS Day Photo Contest, organizado pelo IEEE PELS.

A premiação Best Student Branch Award será entregue durante o Congresso Internacional IEEE (ECCE 2019), que será realizado no dia 3 de outubro, na cidade de Baltimore, nos EUA. O integrantes Rodrigo Pereira (presidente), Amanda Monteiro (vice-presidente) e Nayara Lisboa (secretária) do Capítulo Estudantil receberão os prêmios conquistados durante o ano.  Além de certificado, também serão concedidos US$ 1.000 para apoiar atividades futuras do capítulo.

Criado em 2016, mesmo com pouco tempo de existência, o Capítulo Estudantil  IEEE PELS/IAS UFCG vem desenvolvendo diversas atividades de destaque, a exemplo de visitas técnicas a grandes indústrias; minicursos, seminários e palestras; ensino e manuseio de ferramentas computacionais essenciais aos alunos; além do engajamentos de alunos de graduação e pós-graduação em competições internacionais.

Atualmente, o IEEE PELS/IAS UFCG tem como tutor o professor Montiê Vitorino (membro sênior do IEEE), e é presidido pelos alunos do Departamento de Engenharia Engenharia Elétrica (DEE): Rodrigo Pereira (presidente), Amanda Monteiro (vice-presidente), Nayara Lisboa (secretária), Phelipe Leal (tesoureiro), Samuel Barros (coordenador de marketing) e Tiago Ribeiro (coordenador de minicurso).

O Capítulo conta com o engajamento de 50 voluntários da sociedade IAS e 48 da sociedade PELS. É vinculado à IEEE, maior sociedade do mundo voltada para o fomento do progresso da ciência, que possui cerca de 426 mil sócios – sendo cerca de 117 mil estudantes -, em mais de 160 países. No mundo todo, existem 76 capítulos estudantis IEEE PELS.

(Ascom UFCG)