Estudante do CCT é contratado por grande empresa de tecnologia do País

Mais um aluno do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande acaba de alçar voos e romper os limites da Paraíba. José Edivaldo da Silva Júnior, graduado em Engenharia Química e mestrando na área, foi contratado pela Lynx, empresa de tecnologia com foco em otimização e simulação de processos industriais com mais de 25 anos de atuação nas áreas de Mineração, Siderurgia, Cimento, Fertilizantes, Papel/Celulose, Energia/gás, alimentícia e no setor Petroquímico. Ele embarca ainda este mês para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde assumirá o cargo de Analista Pleno II.

Edivaldo vai atuar na área de análise de dados voltada para otimização de processos, gestão de sistemas. “Participei de alguns projetos na UFCG, trabalhei em dois laboratórios, mas sem dúvidas o grande destaque aconteceu quando estive no Iridium. É um laboratório diferenciado, a gente percebe que há uma preocupação em inserir o aluno no mercado, fazendo com que se destaque no setor diretamente relacionado a sua atividade na indústria. Além de que utilizamos softwares muitos avançados, o que o mercado está utilizando de verdade, então estamos acostumados com essas linguagens, e isso faz toda diferença na hora de se candidatar a grandes empresas”, disse o estudante.

No Iridium, Edivaldo trabalhava com modelagem de reatores para tratamento de petróleo, purificação de diesel, buscando aplicar os conhecimentos em um simulador específico. Em um dos eventos do laboratório, em São Paulo, ele teve contato com a Lynx. “Fui chamado para entrevista com eles e com mais duas multinacionais. Graças a Deus fui aprovado em todos e pude optar para onde seguir. Sou muito grato a todo o aprendizado obtido na Universidade, os conhecimentos que já possuía em alguns aspectos específicos foram cruciais para essa conquista”, comentou.

IRIDIUM

O Iridium, criado este ano, é um núcleo de pesquisa aplicada a processos industriais com foco de pesquisas direcionadas às tecnologias da Indústria 4.0. Ele faz parte do CCT e, na prática, trabalha com questões e pesquisas relacionadas modelagens e simulações, controle e análise de processos e otimizações, realce, além de análises de viabilidades econômicas.

O coordenador do projeto, professor Heleno Bispo, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ/CCT), celebrou a conquista. “Ficamos muito felizes com isso. Ele merece, é um aluno super dedicado e competente, além de que mostra que o trabalho e as parcerias que desenvolvemos no laboratório estão dando resultado, estão efetivamente ajudando a inserir os estudantes no mercado de trabalho. E isso não tem preço”, comemorou o professor, lembrando que Edivaldo é o sexto aluno da equipe a ser contratado por uma grande empresa. “Recentemente, Hiego Candido, David Damasceno, Willy Araujo, Lucas Leon e Kaio Lima foram para a Accenture, uma multinacional. Agora, com a ida dele para a Lynx, vemos mais portas ainda se abrindo no mercado. No futuro, o projeto é que não seja apenas um laboratório, mas um núcleo de pesquisas aplicadas a processos industriais, contando com o suporte dos laboratórios da própria UFCG”, finalizou.