Em parceria com Petrobrás e PaqTc, Laboratório de Engenharia de Petróleo está a um passo de sair do papel

Após ser credenciado como UNIDADE DE PESQUISA pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Laboratório de Pesquisa e Simulação em Engenharia de Petróleo (SimPetro), da Unidade Acadêmica de Engenharia de Petróleo (UAEPetro/CCT), agora está a poucos dias de se tornar efetivamente real. É que o credenciamento foi o primeiro passo para que as portas do projeto de infraestrutura pudessem ser abertas. O projeto foi enviado e está, atualmente, a espera apenas da assinatura de contratos por parte da própria Universidade Federal de Campina Grande para que possa sair do papel.

“É um projeto em parceria com a Petrobrás e o Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc/PB). Pelas instituições, as verbas já começam a ser enviadas ainda este ano, e isso é bastante positivo. Porque a execução dura cerca de 18 meses, mas nosso plano é que em meados de 2020 já possamos estar em funcionamento”, explicou o professor Tony Herbert de Andrade, docente na UAEPetro e coordenador do laboratório. “Até junho, o SimPetro estará, segundo o planejamento, recebendo dois projetos já em andamento. Um sob coordenação da professora Luciana Amorim, que abarca a área de fluidos de perfuração de poços; e outro coordenado pelo professor César Nogueira, envolvendo o tema da geologia do petróleo”, completou.

Assim que os contratos forem assinados, será possível a transferência de recursos e, consequentemente, abertura da licitação para escolher a empresa que realizará as obras e efetiva execução. “Está tudo caminhando como tem que ser e vai dar muito certo. Nesse processo, além de materiais básicos, ar condicionado, projetores, serão incluídos computadores de última geração, clusters de alto desempenho e toda uma estrutura de primeiro nível para atender aos projetos de pesquisa e desenvolvimento”, finalizou professor Tony Herbert.