Em 2019, Unidade Acadêmica de Matemática completa 40 anos e almeja programa próprio de Doutorado

A Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat) da Universidade Federal de Campina Grande está em festa. Em 2019, o departamento completa 40 anos desde sua criação, e o maior presente almejado não poderia ser menos grandioso: a efetivação de seu programa de doutorado.

Hoje em dia, a UFCG atua em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em nível de doutorado em Matemática. No entanto, até 2021, o plano é que esse programa seja desmembrado, e cada universidade assuma o seu individualmente. A UAMat pretende, ainda no próximo ano, solicitar sua aprovação junto à CAPES, e qualificação para isso não falta.

Além de trabalhar junto à UFCG e ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) para ampliar a estrutura física de forma a atender as exigências para uma ideal desenvoltura do programa, a UAMat (que já comporta, além da Graduação, mestrados acadêmico e profissional) também conta com professores de excelência. Ao todo, seu quadro é composto pro 35 professores, dentre os quais 31 são doutores e outros dois estão no processo final de defesa de tese. Cinco dos docentes são também pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre eles, por exemplo, está o professor Claudianor de Oliveira, reconhecido internacionalmente e autor de um espantoso número de 192 artigos publicados e mais de 2800 citações (até o momento) em revistas indexadas, ou seja, nos principais periódicos do mundo.

Inclusive, Claudianor esteve na Universidad Nacional de Trujillo (UNT), no Peru, na última semana, recebendo uma distinção especial da instituição. “Eles me fizeram uma homenagem, algo equivalente ao que a UFCG dá a professores eméritos. É grandioso, me dá muito orgulho”, disse o professor.

Essa relação internacional com a UNT vem rendendo bons frutos à UFCG. “Trouxemos professores de lá, vieram fazer doutorado e pós-doutorado aqui. Também fui ao Peru em outra oportunidade ministrar cursos. Isso é muito positivo para a nossa instituição, pois agrega enorme valor. Já há interesse mútuo, por exemplo, em fecharmos um convênio entre as universidades”, completou Claudianor, lembrando que o Brasil entrou, recentemente, no nível mais alto de classificação quanto à Matemática no mundo, um espécie de “primeira divisão”.

A homenagem foi comemorada por um dos nomes mais importantes que já passaram pela Unidade, o professor Samuel Duarte, um de seus fundadores, há 40 anos. “Que alegria! Claudianor merece pelo pesquisador, homem, amigo que é. De certa forma, também fico lisonjeado porque aquele sonho que tínhamos em 1979 está sendo hoje concretizado”, celebrou.

SEMANA DA MATEMÁTICA NA UFCG

Em celebração ainda aos 40 anos da Unidade Acadêmica de Matemática na UFCG, será realizada, na última semana de novembro, a X Semana da Matemática.

“Estamos organizando os últimos detalhes para então divulgar a programação completa e abrir o período de inscrições. Será muito interessante e enriquecedor para os participantes. Estamos nos esforçando para trazer nomes importantes no assunto e alguns da própria Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)”, contou o coordenador de doutorado na UFCG, professor Diogo Diniz.

Maiores informações sobre o evento podem ser encontradas AQUI.