CNPq lança 7ª edição do Pioneiras da Ciência

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança a sétima edição do projeto Pioneiras da Ciência no Brasil com a homenagem a 10 pesquisadoras de diversas áreas do conhecimento. São histórias inspiradoras contadas por meio de verbetes que entrelaçam suas trajetórias pessoais e acadêmicas e permitem observar não somente os resultados do seu sucesso como também os obstáculos enfrentados no seu caminho.

“A importância desta iniciativa está em atribuir visibilidade às mulheres e às suas contribuições para a ciência e tecnologia, nas diversas áreas do conhecimento, principalmente como figuras exemplares e modelos para meninas e jovens¿, explica a Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPqAdriana Tonini. Segundo ela, a participação feminina na ciência sempre foi menos reconhecida. “Precisamos, portanto, divulgar essas histórias que tratam da atuação das mulheres como lideranças na docência e na pesquisa”, conclui.

As homenageadas são Alda Lima Falcão (Biologia), Beatriz Alvarenga (Física), Beatriz Nascimento (História), Ewa Wanda Cybulska (Física), Leda Bisol (Linguística), Linda Viola Ehlin Caldas (Física), Maria Adélia Aparecida de Souza (Geografia), Paula Beiguelman (Ciência Política), Ruth de Souza Schneider (Física) e Yocie Yoneshigue Valentin (Biologia).

Pioneiras da Ciência no Brasil foi lançado em 2013 com o objetivo principal de mostrar as histórias das mulheres pesquisadoras e cientistas que contribuíram, de forma relevante, para o avanço do conhecimento científico e para a formação e ampliação do sistema científico e tecnológico no Brasil, principalmente na formação de recursos humanos. O estabelecimento de figuras exemplares femininas é um importante recurso para diminuir os estereótipos de gênero e motivar as meninas e as mulheres para as carreiras científicas e para as ciências em geral, como apontam diversos estudos e relatórios.

Até o momento, foram homenageadas 89 pesquisadoras, com esta nova edição. Muitas dessas histórias são contadas por pesquisadores/as que foram influenciados/as pela atuação e obra das pioneiras e também por nossos/as parceiros/as que atuam no CNPq e em outras instituições de pesquisa e ensino.

O projeto é uma iniciativa realizada no âmbito do Programa Mulher e Ciência, do qual o CNPq faz parte e tem, como um dos objetivos, fomentar a participação das mulheres nas ciências e tecnologias e estimular o protagonismo de jovens em diversas áreas do conhecimento.

Veja aqui a história de cada uma das pioneiras desta edição.

(CNPq)