CNPq e agências do Reino Unido reforçam intercâmbio

Dando continuidade ao intercâmbio com os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, iniciado em 2017, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe, esta semana, duas representantes do RCUK (Research Councils UK) para uma jornada de imersão na agência, quando terão a oportunidade de conhecer nossos principais programas e sistemas. O objetivo é trocar experiências e buscar soluções para aprimorarmos sobre nossas práticas.

Nesse sentido, estarão na agência, até o dia 28/02, para conhecer todas as áreas do CNPq e os principais programas, Helen Rogers, do Conselho de Pesquisas Sociais e Econômicas (ESRC) e Theresa Meacham,  do Conselho de Pesquisas Biológicas e de Biotecnologia.

Na manhã da última segunda-feira (26/2), elas foram recebidas pelo presidente do CNPq, Mario Neto Borges. “O RCUK é um importante parceiro do CNPq, temos muitos projetos em comum e, acredito, desta visita poderemos aprimorar nossa parceria e pensar em novos projetos em cooperação”, afirmou o presidente.

Também na segunda, Helen e Theresa participaram da apresentação da gerente do Fundo Newton, da Embaixada britânica, Mariana Veiga, que falou sobre as parecerias que o CNPq mantém com o Fundo e das possibilidades de financiamento. O Fundo é uma iniciativa do governo britânico que visa fortalecer a relação entre países parceiros e o Reino Unido por meio de apoio à pesquisa cientifica que permita o desenvolvimento social e econômico.

Entre os anos de 2016 e 2020, a instituição britânica pretende investir 11 milhões de libras em pesquisas cientificas no Brasil nas áreas relacionadas à preservação ambiental e sustentabilidade; estudos sociais relacionados à integração social nos centros urbanos; e a estudos médicos de doenças infecciosas, resistências antimicrobianos e sistemas de saúde.

Um dos projetos desenvolvidos no âmbito da pareceria com o CNPq é o projeto Reflora, que visa resgatar e disponibilizar para o Brasil e para o mundo imagens e informações de amostras da flora brasileira coletadas durante os séculos XVIII, XIX e XX por missões estrangeiras. Esse projeto recebeu o apoio do Fundo Newton na repatriação de 1 milhão de espécies de plantas, das quais 200 mil oriundas do Kew Gardens-Londres, colaborando com a expansão do acervo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Fundo também é um importante apoiador do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), que completou 20 anos em 2017.

Nesta terça-feira, 27, as representantes do RCUK visitarão o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para conhecer os projetos de cooperação internacional mantidos pela instituição. Na quarta-feira, 28, Helen e Thereza apresentarão um relatório da visita, no Centro de Memória do CNPq, em Brasília, às 11h.

(Coordenação de Comunicação Social do CNPq)