Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais seleciona estudantes para 27º Programa de Bolsas de Verão

O Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM) está selecionando estudantes para participar do 27º Programa de Bolsas de Verão, que acontece entre janeiro e fevereiro de 2018. O programa estimula jovens estudantes com vocação para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico. É requisito básico para candidatar-se ser aluno em nível de graduação universitária matriculado em cursos das áreas das Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias) e das Ciências Biológicas e da Saúde, além de ter bom rendimento nas disciplinas já cursadas. Detalhe é que somente serão aceitas candidaturas de estudantes que – NO ATO DA INSCRIÇÃO – comprovem estar matriculados em terceiro, quarto, quinto, sexto ou sétimo semestre do curso (ou seus equivalentes, em sistemas de instituições que usam como referência anualidade, trimestralidade ou quadrimestralidade).

— TODOS os requisitos e as orientações para inscrição podem ser acessados AQUI. —

O Programa será realizado no campus do CNPEM, em Campinas, São Paulo. Lá estão agrupados quatro laboratórios nacionais: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). O CNPEM é uma instituição de Direito Privado, qualificada como Organização Social, que atua para cumprir metas fixadas em Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Cada estudante terá um orientador individual (pesquisador e/ou tecnólogo qualificado de um dos Laboratórios Nacionais do CNPEM). A missão do aluno é desenvolver um projeto proposto pelo Orientador, quando do início do 27º PBV. Os resultados serão apresentados em formas de comunicação oral (seminários), comunicação escrita resumida e comunicação escrita em forma de relatório final de pesquisa.

O QUE O PROGRAMA OFERECE?

Os participantes do 27º Programa Bolsas de Verão do CNPEM receberão os seguintes benefícios:

a) Passagem desde o local de residência para Campinas (SP) e retorno ao local de residência, em meio de transporte e roteiros a critério do CNPEM, de modo que o estudante chegue a Campinas no dia 4 de janeiro de 2018 e retorne ao seu local de residência no dia 28 de fevereiro de 2018 ou dia 1º de março.

b) Hospedagem em instalações do tipo pousada, hostel ou residência universitária, em Campinas, com café da manhã todos os dias, e comodidades como acesso à internet, troca periódica de roupas de cama e banho.

c) Almoço no Refeitório do CNPEM, de segunda a sexta-feira, no padrão idêntico ao oferecido a funcionários, bolsistas, estagiários e visitantes.

d) Traslado diário entre o local de hospedagem e o campus do CNPEM e retorno ao local de hospedagem (de segunda a sexta-feira).

e) Ajuda financeira, em moeda do Brasil (Real), em valor a ser definido quando do início do Programa, destinada a cobrir despesas com deslocamento do Bolsista desde sua residência até o local de embarque para viagem a Campinas, deslocamento desde aeroporto/rodoviária até o local de hospedagem, deslocamento desde o local de hospedagem até rodoviária/aeroporto e outros gastos pessoais (alimentação à noite e finais de semana).

f) Acesso aos eventos científicos realizados no CNPEM.

g) Orientação individualizada feita por Pesquisador e/ou Tecnólogo do quadro interno, em um dos Laboratórios Nacionais do CNPEM.

Mais detalhes no site do Programa.