Centro Brasileiro de Pesquisas Física abre chamada de bolsas do programa PCI

O Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), abriu, nesta semana, chamada pública do Programa de Capacitação Institucional (PCI), no qual oferece bolsas em várias modalidades. No total, serão cerca de 45 bolsas.

As instruções para inscrição estarão disponíveis a partir daquela data no portal do CBPF (https://www.cbpf.br/pci), onde o(a) interessado(a) encontrará, além do formulário de inscrição, a documentação completa sobre o Edital 01/2019 (projetos/supervisores, edital e legislação etc.).

Os recursos dessa chamada pública visam a dar continuidade às atividades inerentes à missão institucional do CBPF e contribuir para que as ações e metas estabelecidas no ‘Plano Diretor’ (2017-2021) ‒ compatibilizadas com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2016-2022) ‒ sejam alcançadas.

As bolsas PCI têm contribuído para a capacitação de recursos humanos aprofundando a pesquisa, desenvolvimento e inovação em física e áreas afins no CBPF. “Neste atual projeto PCI, as bolsas terão vigência de até 60 meses, diferentemente dos projetos anteriores, cuja vigência era de 36 meses. Com isso, esperamos ter um bom número de candidatos para esta chamada”, disse Zélia Quadros, gestora do PCI-CBPF.

O PROGRAMA

Criado em 1997, o PCI é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para apoiar a execução de projetos de pesquisa, bem como desenvolvimento tecnológico e inovação, no âmbito das unidades de pesquisa e organizações sociais do ministério, por meio da concessão de bolsas de pesquisa que contemplam desde o nível técnico até o de pós-doutorado, visando à agregação temporária de recursos humanos às instituições.

O PCI é operacionalizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas.

(CBPF)