CCT celebra e deseja um Feliz Dia da Mulher

A data hoje é de comemoração, conscientização e respeito. O Dia da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março em diversos países por todo o mundo, remete a uma história de luta por igualdade de direitos, mas também é de admiração e reconhecimento para elas. Mães, avós, filhas. Guerreiras. Exemplos. O Centro de Ciências e Tecnologia deseja a todas as mulheres, hoje e sempre, as mais diversas e significativas conquistas. O CCT se orgulha de contar com tantas docentes, servidoras e estudantes que, efetivamente, engrandecem a Universidade a cada dia.

Feliz dia a todas!

HISTÓRIA

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher, e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970, emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

UFCG

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8/3), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG) realizará as “Quintas Feministas” durante todo o mês de março. O evento, que teve início na última quinta, dia 1°/3, é aberto ao público e conta com mesas-redondas, debates, apresentações culturais e exibições de filmes.

Para saber mais, CLIQUE AQUI.