Capacitação sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior acontece na próxima quinta

Será realizada na próxima quinta-feira, dia 28, a “I Formação sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior: Noções Básicas e Educação das pessoas com deficiência visual”. A capacitação é promovida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Campina Grande (NAI/UFCG) e acontecerá das 8h30 às 17h, no Auditório do Centro de Humanidades (CH), campus sede.

Voltada a professores, alunos e servidores técnico-administrativos de todos os câmpus da UFCG, a formação será ministrada pelas professoras Marta Helena Burity e Nozângela Maria Dantas, da UFCG, e Adenize Queiroz de Farias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os interessados em participar devem enviar um e-mail informando nome, matrícula, cargo e campus de atuação para nai@ufcg.edu.br. As vagas são limitadas.

Para a coordenadora do NAI, professora Marta Helena Burity, é essencial a participação de toda a comunidade acadêmica para a promoção de uma universidade mais inclusiva.

“Frisamos a importância da participação dos professores para a aplicação de novas formas de ensino que favoreçam a acessibilidade desse público-alvo; dos servidores técnicos, que lidarão cotidianamente com esses alunos, recepcionando-os e atendendo-os conforme suas necessidades; e a participação do público discente, a fim de compreenderem melhor a importância da convivência com seus colegas que apresentam necessidades especiais. Assim, trabalharemos todos para a eliminação das barreiras comunicacionais, informacionais e atitudinais, contribuindo para uma Universidade verdadeiramente inclusiva”, destaca.

Confira abaixo a programação:

8h30 às 9h – Mesa de Abertura

9h às 10h30 – Noções básicas de Educação Inclusiva (Prof.ª Dr.ª Marta Helena Burity Serpa)

10h30 às 12h – Educação Inclusiva no Ensino Superior (Prof.ª Dr.ª Nozângela Maria Rolim Dantas)

12h às 14h – Intervalo (Almoço)

14h às 15h30 – Educação Inclusiva de pessoas com cegueira e visão reduzida no Ensino Superior. (Prof.ª Dr.ª Adenize Queiroz de Farias)

15h30 às 16h – Intervalo (Coffee Break)

16h às 17h – Continuação e Encerramento

(Ascom UFCG)