Campina Grande recebe evento internacional de StartUps. Alunos da UFCG ficam com 1º e 2º lugares

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) recebeu, no último final de semana, o Startup Weekend. Trata-se de uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e habilitar pessoas, grupos e comunidades. Para se ter uma ideia, mais de 8 mil startups foram criadas nos eventos realizados em mais de 160 países pelo mundo. Só no Brasil foram mais de 12 mil participantes em mais de 100 eventos no ano de 2018.

O Startup Weekend Campina Grande reuniu mais de 100 pessoas diretamente envolvida entre organização, mentores e participantes, realizando um total superior a 54 horas de trabalho (entre palestras, treinamentos e workshops). A Universidade Federal de Campina Grande  esteve presente, representada por mentores: professores Cleone Souza e Rodrigo Motta (UAD) e Danyllo Albuquerque, analista de tecnologia do CCT, além de vários alunos na função de participantes.

“Esse evento ocorre em diversas capitais e grandes cidades do Brasil e do mundo. Nossa cidade, como berço da inovação regional, não podia estar de fora. Foi um fim de semana incrível, de muita interação e aprendizado. Cerca de 12 equipes se reuniram de forma aleatória na sexta-feira e, já no domingo, apresentaram uma proposta de negócio bem definida”, explicou Danyllo Albuquerque. “Eventos dessa natureza fomentam a criação e o desenvolvimento de negócios inovadores. Em muitas universidades, o tema inovação e empreendedorismo já é colocado em prática, como é o caso da nossa UFCG. Muito em virtude disso, temos nas equipes vencedoras presença maciça de nossos alunos. Fico feliz de ter participado desse evento transformador e auxiliado diretamente a equipe vencedora”, completou o analista.

RESULTADOS

Alunos da UFCG compuseram as equipes que ficaram com as duas primeiras colocações no evento.

O grupo formado por Ana Rafaela de Amorim e Almeida, André Augusto Castro do Amaral Filho, Isabelle Priscilla da Cruz Almeida, José Fernandes de Melo Júnior e Valmir do Nascimento Júnior, com a mentoria do analista Danyllo Albuquerque, do CCT, sagrou-se campeão do StartUp, com a proposta de negócio FRETE URBANO. Trata-se de uma plataforma para endereçar um problema de logística no varejo.

“Experiência única de aprendizado e troca de conhecimentos. O Startup Weekend Campina Grande transformou nossas ideias e mudou nossas concepções do que é sucesso. Nós da Frete Urbano agradecemos pela oportunidade e pelo reconhecimento através da premiação que recebemos. Agradecemos o suporte valoroso dos nossos mentores Cleone Souza e, em especial, Danyllo Albuquerque”, comemorou a aluna Ana Rafaela, do curso de Design da UFCG.

Já o grupo dos alunos Luana Castro de Macedo, Joaquim Luiz Câmara de Freitas, Jovana Vieira, Hítalo Ricardo da Silva Lima, Lucas Mousinho de Medeiros e Daniel Silva Marcelino ficou com o segundo lugar no evento, com a proposta de negócio intitulada CHEEGO. Trata-se de um aplicativo de entrega de medicamentos com preços mais acessíveis e que busca reduzir o problema do desperdício nas farmácias, favorecendo tanto o consumidor final quanto o dono da farmácia.