Andamento do projeto do Radiotelescópio Bingo é avaliado em evento na UFCG

Considerando o projeto ousado e evidenciando a relevância da participação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o reitor Vicemário Simões participou, na manhã desta segunda-feira, dia 8, da abertura da Reunião de Revisão Crítica do Design (Critical Design Review and Meeting) do Radiotelescópio Bingo –  projeto internacional liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com a participação de cientistas da UFCG, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais do Reino Unido, Suíça, Uruguai, França e China.

Durante a programação, que acontece até a próxima quinta-feira, dia 11, no auditório da Unidade Acadêmica de Física (UAF), no campus Campina Grande, o projeto será analisado por uma equipe de pesquisadores nacionais e internacionais, com apresentação dos resultados obtidos e o andamento do projeto.

Na quarta-feira, dia 10, será realizada uma visita ao local onde o radiotelescópio está sendo instalado, no município de Aguiar, no Sertão paraibano. Localizada na região do Vale do Piancó, a região foi escolhida por ser um espaço geograficamente adequado e livre de poluição eletromagnética, sendo considerada a maior área de silêncio do Brasil.

Bingo

O radiotelescópio Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) ocupará uma área de 300 metros quadrados e contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada, sustentados por uma estrutura metálica de 80 toneladas. O custo global do projeto é estimado em U$ 4,2 milhões (cerca de R$ 13,1 milhões), sendo que a maior parte dos recursos (R$ 10,1 milhões) será bancada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).  O projeto de instalação e operacionalização deve ser concluído em dois anos.

Veja aqui a programação completa do evento.

(Ascom UFCG)