UFCG realiza evento sobre o poder do big data para a gestão e competitividade

O programa de Educação Tutorial (PET) de Administração da Universidade Federal de Campina Grande promove, na próxima semana, evento cujo tema será “O poder do Big Data para a gestão e competitividade”.

O evento contará com a participação do professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dr. Jairo Simão Dornelas. Será uma palestra realizada em dois dias, para que os interessados possam escolher de acordo com suas preferências. A primeira será na segunda-feira (1º/4), às 19h, no auditório do Centro de Humanidades (CH). A segunda, na terça-feira (2/4), a partir das 9h, no Centro de Extensão José Farias Nóbrega, campus sede.

A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Haverá entrega de certificados aos participantes.

Para realizar sua inscrição e obter maiores informações, acesse: http://petadministracao.ufcg.edu.br.

BIG DATA

O palestrante tem formação na área de Administração de Empresas e Filosofia, tendo alcançado o título de Doutor pela City, University of London, Reino Unido (1997). É professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq. Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa, atuando principalmente com os seguintes temas: Estudos Urbanos; Política da Mobilidade; Tecnologia e Modernidade; Mobilidades e Cidadania; Política e Práticas Discursivas; Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso.

Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade.

As ferramentas de Big Data são de grande importância na definição de estratégias de marketing. Com elas é possível, por exemplo, aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões de negócios mais inteligentes.