Livro ‘Mulher faz Ciência’ é lançado no Brasil

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) lançou, este ano, o livro Mulher Faz Ciência: dez cientistas, muitas histórias, um e-book dedicado a inspirar a participação feminina na ciência. Trata-se do primeiro volume de uma coleção de relatos de mulheres que se destacam em diversos campos. Algumas são pioneiras e experientes, como Rosaly Lopes, astrônoma brasileira na Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos; ou Sonia Guimarães, primeira mulher negra a obter o título de doutora em Física no Brasil e a ser professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição considerada por muito tempo como território masculino.

Há também jovens cientistas que tiveram ideias inovadoras, como Myllena Cristyna da Silva, moradora do interior do Ceará, filha de um agricultor e de uma empregada doméstica, que sempre estudou em escola pública. Ela mostra que com esforço e dedicação é possível, sim, mudar o próprio destino e fazer diferença no mundo. E sua trajetória está apenas no começo.

O objetivo do livro, como se afirma em sua apresentação, é servir de inspiração para que meninas e mulheres sigam a carreira científica, se assim desejarem. Nem o céu pode ser limite para quem deseja conquistar o espaço.

Acesse o e-book na íntegra: MULHER FAZ CIÊNCIA: DEZ CIENTISTAS, MUITAS HISTÓRIAS.

Fonte: FAPEMIG