CCT celebra e deseja um feliz dia dos professores

Hoje é um dia muito especial. O Centro de Ciências e Tecnologia celebra e deseja a todos os docentes da Universidade Federal de Campina Grande um FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

Que possamos seguir crescendo juntos e valorizando cada vez mais esses profissionais que são exemplos de dedicação e efetivação da arte de educar e conduzir.

HISTÓRIA

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (chamado “Escola de Primeiras Letras”), através do qual todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

NO BRASIL

Somente em 1947, no entanto, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar a data e também traçar novos rumos para o ano seguinte. O dia foi oficializado nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

NO MUNDO

A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro