PB lança editais de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação

O Governo do Estado da Paraíba lançou, nesta quarta-feira (28/3), dois editais bastante interessantes para estudantes e pesquisadores na área de Ciência e Tecnologia. O primeiro diz respeito ao Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), enquanto o segundo aborda a Concessão de Cotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado Acadêmicos. O Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande se fez presente na solenidade, através do vice-diretor do CCT, professor José de Arimateia Fernandes, e do analista de tecnologia da informação Danyllo Albuquerque.

O evento de lançamento dos editais aconteceu durante a tarde, no auditório João Alberto Borges de Souza (Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores – SODS), na UFCG. A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba e professora da UFCG, Francilene Garcia, abriu as palestras. Ela apresentou o marco legal da Ciência e Inovação (Decreto 9.283, de fevereiro de 2018), além de mostrar benefícios da iniciativa, resultados, impactos e perspectivas da nova lei.

“O marco legal é extremamente importante para o meio acadêmico, pois traz um embasamento jurídico que em outros momentos não existia. Antes, o setor produtivo tinha demandas, as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) poderiam até desenvolver soluções para elas, mas os critérios de como isso seria feito eram muito obscuros, não existia um respaldo, uma proteção nem para o setor produtivo nem para as ICTs e os pesquisadores”, explicou Danyllo Albuquerque. “Por exemplo, imagine que uma empresa queira desenvolver soluções para tratar resíduos. Ela teria que contratar professores, alunos… Como se daria isso? Qual o passo a passo? Hoje, esse processo está mais claro, existe uma segurança jurídica para todos os lados”, completou.

Em seguida foi a vez do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e professor da UFPB, Cláudio Furtado, assumir o púlpito e descrever melhor cada um dos editais abertos.

“Editais assim, específicos para a Paraíba, sustentados pela Fapesq, e tendo como público concorrente apenas os paraibanos é muito importante. São recursos da ordem de R$ 4,5 milhões destinados a pesquisa e núcleos de excelência dentro do Estado”, disse o vice-diretor do CCT, professor José de Arimateia Fernandes. “Cabe ressalva que editais dessa natureza não eram publicados na Paraíba havia dez anos”, completou o servidor Danyllo Albuquerque.