Centro de Ciências e Tecnologia - Concurso para Professor Adjunto na Unidade Acadêmica de Eng. Química
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT
EDITAL No 003 DE 14 DE MAIO DE 2008

  O Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande - PB, Campus Campina Grande, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no Decreto Nº 4.175, de 27 de março de 2002, da Presidência da República, na Portaria 450 de 6 de novembro de 2002 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e na Portaria Normativa Interministerial nº 22 de 30 abril de 2007 com alterações, do Ministro de Estado da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão, torna público para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para concurso público de provas e títulos destinado a selecionar candidatos para o provimento de vaga na carreira do Magistério Superior, pertencentes ao Quadro de Pessoal desta Universidade, observando as disposições legais aplicáveis à espécie, a Resolução Nº 07/2007, de 02 de outubro de 2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, e as normas contidas no Edital N˚ 003 de 14 de Maio de 2008.
I - DOS REQUISITOS

1 - O candidato terá que atender às seguintes condições e preencher os seguintes requisitos para ter validade sua participação no concurso e investidura no cargo:
a)    ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no país;
b)    estar em gozo dos direitos políticos;
c)    estar quite com as obrigações eleitorais;
d)    estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
e)    apresentar declaração de não acumulação de cargo ou emprego público (De acordo com o § 3º do Artigo 118 da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e da Lei nº 9.527, de 10 de dezembro de 1997, considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações foram acumuláveis na atividade);
f)    apresentar declaração de bens e valores patrimoniais.
1.1 - Os documentos comprobatórios relacionados no item 1 serão exigidos de todos os candidatos no ato da inscrição, exceto os discriminados nas letras “e” e “f”, que deverão ser apresentados apenas pelos candidatos convocados para nomeação. 
1.2 - Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no concurso.
1.3 - A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 1 impedirá a posse do candidato.

II – DAS INSCRIÇÕES

2 - As inscrições serão realizadas de 19 a 26 de maio de 2008, para a classe de Professor Adjunto (Doutor), Nível I.
2.1 - Somente serão aceitas inscrições para Professor Adjunto de candidatos portadores, no mínimo, do título de Doutor, reconhecido ou revalidado, expedido por instituição de ensino superior nacional ou estrangeira.
2.2 - Os interessados serão atendidos das 8 às 11h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira, na secretaria da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (Bloco CM), localizada no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Avenida Aprígio Veloso, 882 – Bairro de Bodocongó, Campus Campina Grande - PB (CEP 58.109-970);
2.3 – O candidato apresentará no ato da inscrição:
a) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais). Para tanto, o candidato deve acessar o endereço eletrônico: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp e preencher a GRU - Guia de Recolhimento da União, colocando o código da unidade favorecida 158195; gestão 15281, código do recolhimento 28883-7, vencimento 26/05/2008, inserir o número do CPF e o nome do candidato, além do valor da taxa, concluindo com a emissão da GRU para pagamento exclusivamente no Banco do Brasil;
b) requerimento de inscrição assinado pelo candidato ou seu procurador devidamente habilitado, dirigido ao Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica;
c) fotocópia legível e autenticada do diploma de Doutor ou certidão que comprove defesa e aprovação da tese, expedida pela instituição onde o candidato cursou o doutorado, acompanhado do diploma de mestre ou graduado, se concorrente à vaga de Professor Adjunto;
d) fotocópia legível do título de eleitor e do comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;
e) fotocópia legível do comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);
f) fotocópia legível do passaporte com visto de acordo com as normas do Serviço Nacional de Imigração (para estrangeiros);
g) fotocópia legível da Carteira de Identidade e do CPF;
h) curriculum vitae, acompanhado de documentação comprobatória.
i) declaração de que tem conhecimento e aceita as condições e normas estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento, e na Resolução Nº 07/2007, de 02 de outubro de 2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, disponíveis na secretaria da Unidade Acadêmica, citada no item 2.2 e na Internet (www.ufcg.edu.br).
2.4 – O servidor designado pela Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica para receber a documentação exigida no subitem 2.3, o fará mediante a apresentação dos originais, conferindo e autenticando todas as páginas que lhe forem entregues, rubricando-as e numerando-as à vista do candidato ou seu procurador, além de listar o material não textual.
2.5 - Após o ato de inscrição, nos termos do subitem 2.4, o candidato ou seu procurador receberá, sem prejuízo de outras instruções eventualmente exaradas, os seguintes documentos:
Cópias da Resolução citada na letra “i” do subitem 2.3;
Programa do concurso;
Calendário das provas;
Tabela contendo prazos que nortearão o concurso, conforme Anexo deste Edital;
Relação nominal dos membros da comissão examinadora e seus suplentes, com respectiva titulação acadêmica.
2.6 - Os documentos apresentados conforme as exigências do subitem 2.4 ficarão em poder da Unidade Acadêmica, não cabendo devolução.
2.7 - O procurador do candidato deverá apresentar original da Procuração e respectiva cópia autenticada do instrumento, ficando esta em poder da Unidade Acadêmica.
2.8 – O valor da taxa de inscrição, uma vez pago, não será restituído em nenhuma hipótese.
2.9 – A inscrição poderá ser feita também por via postal, através de Sedex ou serviço similar, dentro do prazo estabelecido neste Edital.
2.10 – O candidato que utilizar a alternativa do subitem 2.9 para inscrição deverá anexar o comprovante original de depósito bancário no valor da taxa de inscrição, como especificado na letra “a” do subitem 2.3.
2.11 – Em anexo, quadros contendo os prazos regulamentares dos Concursos de Professor Adjunto, Padrão I.

III – DAS ETAPAS E VALIDADE DOS CONCURSOS

3 - O período destinado à realização de todas as etapas dos concursos públicos previstos neste Edital será de 60 (sessenta) dias, no máximo, a contar do término do prazo das inscrições.
4 - Sendo necessário o adiamento de concurso por motivos relevantes, a Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica divulgará novo calendário para o certame com antecedência mínima de 05 (cinco) dias da primeira prova.
5 - Somente se submeterão às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido deferidas.
6 - Os resultados das etapas do concurso serão afixados em local público da Unidade Acadêmica e na internet  (http://www.deq.ufcg.edu.br).
7 - Os concursos de que trata o presente Edital terão validade de um ano, sendo possível renovação por igual período, nos termos do Decreto nº 4.175, de 27 de março de 2002.
 
IV - DA NOMEAÇÃO,  POSSE E EXERCÍCIO

8 - A nomeação dos candidatos fica condicionada à comprovação dos requisitos para a investidura nos cargos especificados no item 1 deste Edital.
9 - A posse dos candidatos nomeados dar-se-á pela assinatura do Termo de Posse e ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento no Diário Oficial da União.
10 – Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo especificado no item anterior.
11 - O docente terá 15 (quinze) dias contados da data da posse para entrar em exercício, sendo passível de exoneração aquele que não obedecer a esse prazo.
12 - Os nomeados e empossados exercerão a docência na UFCG em regime de trabalho de dedicação exclusiva.

V – DA REMUNERAÇÃO ÁREAS E VAGAS DOS CONCURSOS

13 – As remunerações iniciais, áreas de conhecimento objeto do concurso e vagas, estão especificada na tabela abaixo:

Unidade Acadêmica
Remuneração na Classe de Professor Adjunto, Nível I
Área de Conhecimento
Objeto do Concurso
Titulação Acadêmica na Classe de Professor Adjunto
Regime de Trabalho
Número
de
Vagas
Engenharia Química
R$ 5.549,52    
Modelagem, Simulação, Otimização e Controle de Processos Químicos
Ser graduado em Engenharia Química e possuir título de doutor em Engenharia Química
T- 40 com
Dedicação
Exclusiva

01

VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14 - Às pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais serão assegurado o direito de inscrição no concurso público previsto neste Edital, dele participando em igualdade de condições com os demais candidatos, desde que a deficiência ou necessidade apresentada seja compatível com a atividade do cargo para o qual concorre.
15 - Os candidatos citados no item anterior deverão apresentar, no ato da inscrição, declaração da especificidade da deficiência, submetendo-se quando convocados à perícia médica por junta médica oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como portador de deficiência e a compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo.
16 – O candidato amblíope ou cego deverá solicitar por escrito à Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica, até o último dia de inscrição, a confecção da prova especial ampliada (especificando o tipo de grau para a ampliação) ou o acompanhamento por monitor.
17 – O candidato que não fizer a solicitação prevista no item anterior, no prazo mencionado e seja qual for o motivo alegado, não terá a prova preparada, ficando impossibilitado de a ela se submeter e, portanto, excluído do concurso.

VII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

18 – Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.
19 - A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso.
20 - É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar pelo Diário Oficial da União a publicação dos atos e editais referentes aos concursos previstos neste Edital bem como outras informações que serão divulgadas pela Unidade Acadêmica.
21 - Após a publicação do resultado do concurso, em jornal diário de grande circulação estadual, poderá haver recurso a Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, com efeito suspensivo, no prazo de 05 (cinco) dias úteis.
22 - Os casos omissos serão resolvidos pela comissão examinadora do concurso.

BRAULIO MAIA JUNIOR
Diretor
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUIMICA – UAEQ

ANEXO 1 DO EDITAL Nº 03-2008, DE 14 DE MAIO DE 2008

PRAZOS REGULAMENTARES DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO
ETAPAS
SETOR RESPONSÁVEL
PERÍODO
DAS INSCRIÇÕES
Inscrição de Candidatos
Secretaria da UAEQ
19 a 26 de maio de 2008
Verificação de Aceitabilidade das Inscrições
Coordenação Administrativa
Até 05 (cinco) dias úteis após encerramento das inscrições
Interposição de Recurso contra Indeferimento de Inscrição
CONSAD/CCT
Até 05 (cinco) dias úteis após ciência da etapa acima
Homologação dos Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos
CONSAD/CCT
Até 05 (cinco) dias úteis após entrada do Processo na Secretaria do Centro
Interposição de Recurso Contra Decisão do CONSAD/CCT Sobre os Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos
CSGAF/CONSUNI/UFCG
Até 05 (cinco) dias úteis após ciência do resultado da etapa acima
DA COMISSÃO EXAMINADORA
Argüição de impedimento de Membros da Comissão Examinadora
CONSAD/CCT
Até 05 (cinco) dias úteis após o último dia do período das inscrições
Interposição de Recurso Contra Decisão do CONSAD/CCT Sobre Pedidos de Argüição de Impedimento de Membros da Comissão Examinadora
CSGAF/CONSUNI/UFCG
Até 05 (cinco) dias úteis após ciência do resultado da etapa acima
DO CONCURSO
Realização do Concurso
Comissão Examinadora
18 a 20 de junho de 2008
Relatório Conclusivo dos Resultados do Concurso
Comissão Examinadora
Até 02 (dois) dias úteis após o término da etapa acima
Apreciação e Encaminhamento ao CONSAD/CCT do Relatório Conclusivo do Concurso
Assembléia da Unidade Acadêmica
Até 05 (cinco) dias úteis após o recebimento do Relatório
Homologação do Resultado do Concurso
CONSAD/CCT
Até 03 (três) dias úteis após apreciação do Relatório
Interposição de Recurso Contra o Resultado Final do Concurso
CSGAF/CONSUNI/UFCG
Até 05 (cinco) dias úteis após o recebimento do Relatório

COMISSÃO EXAMINADORA – MODELAGEM, SIMULACAO, OTIMIZACAO E CONTROLE DE PROCESSOS QUIMICOS  – professor (T-40) dedicação Exclusiva
Prof. Dr. Michel François Fossy
UFCG
Presidente
Prof. Dr. Luis Gonzaga Sales Vasconcelos
UFCG
Titular
Prof. Dr. João Teotônio Manzi de Araujo
UNICAP
Titular
Prof. Dr. Romildo Pereira Brito
UFCG
Suplente
Prof. Dr. José Jailson Nicácio Alves
UFCG
Suplente
Prof. Dr. Argimiro Resende Sechi
UFRGS
Suplente


ÁREA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA QUÍMICA

ÁREA OBJETO DO CONCURSO: MODELAGEM, SIMULAÇÃO, OTIMIZAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS QUÍMICOS

CLASSE: PROFESSOR ADJUNTO

PROGRAMA DO CONCURSO

1.    Modelagem Fenomenológica: balanços de massa, energia e quantidade de movimento e relações constitutivas
2.    Classificação de Modelos: Sistemas a parâmetros concentrados e distribuídos; Problemas de valor de contorno e de valor inicial.
3.    Métodos para resolução de Modelos de Processos Químicos representados por sistemas de equações algébricas.
4.    Métodos para resolução de Modelos de Processos Químicos representados por sistemas de equações algébrico-diferenciais.
5.    Métodos de otimização sem restrição
6.    Métodos de otimização com restrição
7.    Controle clássico por retro-alimentação de sistemas univariáveis
8.    Controle clássico por retro-alimentação de sistemas multivariáveis
9.    Análise linear de controlabilidade de processos
10.    Controle preditivo linear

Bibliografia Sugerida
Luyben, W.L., "Process Modeling, Simulation, and Control for Chemical Engineers", McGraw-Hill, 1990.
Hangos, K. e Cameron, I., “Process Modelling and Model Analysis”, Academic Press, 2001.
Edgar, T.F., Himmelblau, D.M. e Lasdon, L. S., “Optimization of Chemical Processes”, 2nd edition, McGraw-Hill, 2001.
Nocedal, J. e Wright, S. J., “Numerical Optimization”, Springer-Verlag, 1999.
Seborg, D. E., Edgar, F. T. e Mellichamp, D. A., “Process Dynamics and Control”, John Wiley & Sons, 1989.
Skogestad, S. e Postlethwaite, I., “Multivariable Feedback Control – Analysis and Design”, 2nd edition, John Wiley & Sons, 2005.
Camacho, E. F. e Bordons, C., “Model Predictive Control”, Springer-Verlag, 1999.
Maciejowiski, J.M., “Predictive Control with Constraints”, Prentice Hall, 2000.
Himmelblau, D. M. e Bischoff, K. B., “Process Analysis and Simulation”, John Wiley & Sons, 1968.
Mark E. Davis, “Numerical Methods and Modeling for Chemical Engineers”, John Wiley & Sons, 1984.


REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Sr. Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de

                                                          do Centro de Ciências e Tecnologia , Profo ,

.......................................................................................................,residente à rua ......................................................................................................., nº ........., bairro ............................................., na cidade de ............................................................., CEP: ............................. fone: .........................., vem requerer, a Vossa Senhoria, inscrição no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Padrão I, da Unidade Acadêmica de ..................................................do Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Federal de Campina Grande, para concorrer a uma vaga na área de.........................................................................................................., de acordo com o Edital Nº 003,  de 14 de maio de 2008, publicado no Diário Oficial da União em 15 de maio de 2008 e disponível no endereço www.deq.ufcg.edu.br .
Nestes Termos,
Pede Deferimento.

Campina Grande, ......de...............................de 2008.

.............................................................................

Procurador: ...................................................................................................................
RG Nº ..........................................................  Fone para contato:....................................
Endereço:......................................................................................................................
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Declaração de Conhecimento e Aceitação das Normas do Concurso


Eu, ......................................................................................................, brasileiro (a), RG Nº ......................................, CIC Nº ........................................., DECLARO, para os devidos fins de Direito, que tenho pleno conhecimento e aceito as normas e instruções do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Padrão I, da unidade Acadêmica de .................................................................................... do Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Federal de Campina Grande, no qual me inscrevi para concorrer a uma vaga na área ................................................................................................................., conforme o Edital Nº 003,  de 14 de maio de 2008, publicado no Diário Oficial da União em  15 de maio de 2008, disponível no endereço www.deq.ufcg.edu.br .


Campina Grande, ....... de ......................... de 2008.

............................................................................


pdf Edital concurso 003/08 UAEQ/CCT/UFCG

Última Atualização ( 16 de maio de 2008 )